terça-feira, 28 de novembro de 2017

Adaptações Celulares ao Estresse


• Hipertrofia: aumento do tamanho da célula e do órgão, sempre em resposta ao aumento da carga de trabalho; induzida por fatores de crescimento produzidos em resposta ao estresse mecânico ou outros estímulos; ocorre em tecidos incapazes de divisão celular.
• Hiperplasia: aumento do número de células em resposta a hormônios e outros fatores de crescimento; ocorre em tecidos cujas células são capazes de se dividir ou que contenham abundantes células-tronco.
• Atrofia: diminuição da célula e do órgão, como resultado da diminuição do suprimento de nutrientes ou por desuso; associada à diminuição de síntese celular e aumento da quebra proteolítica das organelas celulares.
• Metaplasia: alteração do fenótipo em células diferenciadas, sempre em resposta a irritação crônica que torna as células mais capazes de suportar o estresse; geralmente induzida por via de diferenciação alterada das células-tronco nos tecidos; pode resultar em redução das funções ou tendência aumentada para transformação maligna.

Hipertrofia fisiológica do útero durante a gravidez. A, Aparência macroscópica do útero normal (direita) e do útero grávido removido por hemorragia pós-parto (esquerda). B, Células musculares lisas uterinas, pequenas e fusiformes de útero normal. C, Células musculares lisas de útero grávido, roliças, grandes e hipertrofiadas, comparadas com B. (B e C no mesmo aumento.)





Deus seja louvado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de Bioestatística- Parte 1

   Estatística #01 Estatística #02 ( População, Censo e Amostra) Estatística #03 (aspectos dos dados) Estatística #04 - Tabela de Frequ...